Entre as importantes autoridades ligadas ao setor, que já confirmaram presença no TRANS- 2018, que acontecerá no próximo mês de junho, numa promoção do SINDARPA-Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial Lacustre e das Agencias de Navegação do Estado do Pará, destaca-se o Secretario Nacional de Portos, por sinal, paraense Dr. Luis Otávio de Oliveira Campos, cujo trabalho a frente desse importante órgão do Ministério dos Transportes, vem consignando os melhores elogios, isto nacionalmente, já que ele é PHD no assunto. Aliás, ele aparece na foto com armadores, sindicalistas de nossa capital quando de importante encontro também ligado ao setor em nossa capital. (Foto: Luis Celso).

Tecon Vila do Conde bate recorde em produtividade

O Terminal de contêineres da Santos Brasil no Pará, o Tecon Vila do Conde, localizado na cidade de Barcarena (a 96 km de Belém), bateu o recorde de produtividade na operação do navio “Lion” da CMA CM, ao alcançar a marca de 43.25 MPH (Movimento por Hora) 29/04. Ao todo foram movimentados 1.117 contêineres. O recorde é resultado dos esforços da companhia para aumentar a eficiência operacional do terminal e garantir a continuidade da qualidade na prestação dos serviços. A Santos Brasil prevê investimentos de R$ 37 milhões nos próximos dois anos em Vila do Conde, somando R$129, 04 milhões até 2033. O montante faz parte do projeto de ampliação e modernização do terminal que vai elevar sua capacidade de movimentação para 163 mil TEU/Ano. Parte dos equipamentos comprados já começou a funcionar. Em abril, o Tecon Vila do Conde recebeu novos caminhões e três reach stackers, duas para contêineres cheios e uma para vazios. Além destes equipamentos, já foi adquirido um guindaste MHC (Mobile Harbour Crane).

Navegação na Hidrovia Guamá/Capim

Pelo andar da carruagem, a Hidrovia Guamá/Capim vai oferecer livre navegação antes da Hidrovia do Tocantins, oferecendo condições para o escoamento de grãos para exportação a custos mais econômicos que o rodoviário para exportação através do porto de Vila do Conde. Aliás, alguns anos passados o rio Guamá foi navegável comercialmente, inclusive comboios (rebocadores com alvarengas operavam sem nenhum problema, por incrível que pareça transportando pedras em grande escala).

Leilão de áreas da CDP

Está na ponta da linha o leilão de diversas áreas da CDP-Companhia Docas do Pará, a maioria em Belém, como já foi anunciado pelo Ministério dos Transportes, segundo comenta-se na beira do cais, já existem diversos interessados inclusive um empresário de nossa capital ligado ao comércio de derivados de petróleo. Do último leilão que envolveu próprios da CDP-Companhia Docas do Pará, muitos deles não tiveram interessados, inclusive o Terminal SOTAVE localizado em Outeiro, que oferece calado para navios de até 70 mil toneladas, logo, logo voltaremos ao assunto, com melhores informações.

Comitiva

Uma grande comitiva estará seguindo de Belém para o Encontro de Capitães dos Portos, quando estarão em pauta importantes assuntos voltados para a navegação fluvial da região.

Esquadrão

Acreditamos que antes do final do ano esteja funcionando em nossa capital o Esquadrão de Helicópteros, por sinal da mais absoluta necessidade. Muito bom.

Destaque

Um cedepeano de elite, que já foi um grande presidente da nossa SOAMAR-PARÁ, com toda sua modéstia, brevemente estará emplacando o terceiro curso superior. Trata-se de Raul Ramos Moreira.

Aniversário

Dia 11 de Junho, mais um Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo-Data Magna da nossa Gloriosa Marinha do Brasil. Em Belém será festivamente comemorada, com Cerimônia Militar do 4º DN.

Calado

Mesmo com apoio da Associação Brasileira de Terminais Privados, que tem a frente o Almirante (RM-1) Murilo Barbosa, não vai ser nada fácil aumentar o calado da Barra Norte-Amapá.

Praticagem

Nota 10 para a empresa de Praticagem NORTEPILOT, de extraordinário conceito na ZP-1, seus profissionais sempre elogiados, única que prestigia permanentemente a imprensa especializada

Pré Candidato

Por falar na NORTEPILOT, o seu fundador, uma Reserva Moral do setor de Praticagem do Rio Amazonas, é pré-candidato a Senador com grandes possibilidades de ser eleito.

BEIRA DO CAIS

Nosso estimado Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel-Diretor da DGN, quando ainda no posto de CMG-Comandante do Veleiro Cisne Branco, na sua escala a Belém há muitos anos passados, lembrou da sua ida ao Bar e Sorveteria Tip Top e do Tacacá da Avenida Nazaré.

Finíssima educação da Tenente Andréa Moura, uma bela que serve junto ao Gabinete do vice-almirante Edervaldo, no Comando do 4º Distrito Naval. Ela dispensou uma atenção muito especial ao colunista, por isto, para ela, mandamos um beijo e uma rosa.

Coincidência da Turma do 1º Ano do EFOMM da nossa Universidade do Mar, que é o nosso poderoso CIABA, tem sete Alunos com o nome de LUCAS. Aliás, dessa mesma Turma tem 37 belas jovens que, fascinadas pela vida do mar, cursarão Náutica e Máquinas.

Toda área onde funcionou o nosso Iate Clube, virou agora Marina Oficial, com grande numero de embarcações de passeio dos mais variados tipos, com Administração e tudo mais. Enquanto isto os associados do Iate ficaram no prejuízo. Lamentável.

De bem co a vida o eterno Comodoro Dr. Paulo Sá, amante também das águas nos finais de semana bordeja sempre bem acompanhado na sua “turbinada” cruzando o rio Guamá, a Guajará, furos e paranás. Ele não dispensa o seu KEP de Comodoro.

O deputado Federal Lucio Vale e a Deputada Federal Janete Capiberibe, esta do Estado do Amapá, serão convidados de honra para a abertura do TRANS-2018, já que são defensores intransigentes da Armação Fluvial na Câmara Federal em Brasília.

Ainda no decorrer deste mês deverá ser conhecido o novo Conselheiro do CONSAD-Conselho de Administração da CDP-Companhia Docas do Pará, pelo que se observa na beira do cais Cileno Borges, um cedepeano autentico, poderá ser o vitorioso. Depois eu volto.

Foi aprovada a ampliação de licença maternidade para mulheres que atuam na navegação fluvial marítima e lacustre. Sobre o assunto voltaremos com melhores detalhes. De qualquer maneira, foi oportuna essa decisão do órgão competente. (AS).