A Kalmar, empresa pertencente à Cargotec, e a norueguesa Yara firmaram um acordo no qual a Kalmar entregará equipamentos, software e serviços totalmente autônomos para uma solução exclusiva de manuseio de contêineres totalmente digitalizada nas instalações da Yara em Porsgrunn, na Noruega.

Em 2017, a Yara anunciou um projeto ambicioso em parceria com a Kongsberg para implementar um novo navio alimentador autônomo, o Yara Birkeland, para transportar fertilizantes da usina Porsgrunn da Yara através de vias navegáveis interiores para os portos marítimos de Larvik e Brevik, uma viagem de 31 milhas.

Isso eliminaria até 40 mil viagens de caminhão por uma parte densamente povoada da Noruega. O navio deverá ser o primeiro autônomo a entrar em operação no mundo.

Na época, a Yara declarou que as operações portuárias em Porsgruun também seriam totalmente automatizadas e produziriam zero emissões, e agora selecionou a Kalmar para fornecer essa tecnologia. O conceito de cais mudou de um guindaste STS para um RMG, sistema de menor escala e mais adequado ao volume esperado, aproximadamente 20 mil contêineres por ano.

“A Kalmar fornecerá a solução autônoma de carga e descarga para a Yara Birkeland, bem como o transporte entre as instalações de produção de fertilizantes e o cais. A solução da Kalmar consiste de um guindaste de pórtico automatizado da Kalmar (AutoRMG), três AutoStrads Kalmar FastCharge (TM), uma estação de carregamento FastCharge e sistemas de automação e segurança. A solução será implementada em fases, com o nível de automação gradualmente aumentado ao longo do tempo. O resultado final será uma solução totalmente autônoma, de tráfego misto e emissão zero em um ambiente industrial”, declarou o fabricante.

A Yara está adotando a mesma abordagem em fases com a embarcação autônoma, planejando iniciar com tripulantes antes de passar para a operação por controle remoto. O Yara Birkelandterá propulsão elétrica.

O acordo também inclui um contrato de serviço de manutenção completa com peças para os equipamentos de movimentação, bem como manutenção preventiva para o guindaste Kalmar AutoRMG. Além disso, o pessoal da Kalmar fornecerá suporte operacional, de automação e de software para toda a solução.

Fonte: Revista Portos e Navios