Na foto o NAPOC “Iguatemi” quando manobrava na Guajará para atracar no cais do porto de Belém, onde foi recebido pelas autoridades da Marinha, à frente o vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval. Essa nova Unidade será incorporado ao Grupamento de Patrulha Naval do Norte, importante OM do 4º Distrito Naval, especializada para operações nos rios e em alto mar, dispondo dos mais modernos equipamentos, equipado inclusive com duas Metralhadoras com duplo emprego, ou seja, tanto contra alvos aéreos como também de superfície. Conforme já informamos anteriormente, essa embarcação é a segunda com a denominação de “Iguatemi” a servir no 4º Distrito Naval, por sinal, amanhã, estará sendo realizado um coquetel a bordo, com a presença de ilustres convidados civis e militares. Dois flashes feitos por Luiz Celso especialmente para a coluna.

Novos Amigos da Marinha homenageados com um coquetel

Conforme foi amplamente noticiado pelo colunista, ilustres personalidades foram agraciados com a Medalha Amigo da Marinha, no último dia 6, quando do transcurso do Dia Nacional do Amigo da Marinha. A significativa cerimônia foi presidida pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval, seguido de um coquetel de longo curso. Numa outra oportunidade, os que faltaram por qualquer razão, serão convocados pela Autoridade Maior da Marinha em Belém, para receberem a Medalha Amigo da Marinha. No próximo domingo melhores detalhes, com fotos inclusive do evento, que, por sinal, foi bastante prestigiado, como todos que são realizados pela Marinha.

BORDEJANDO

Hoje o grande acontecimento ligado ao setor será a inauguração da nova sede da secular Praticagem da Barra do Pará, localizada na Cidade Velha. Primeiro mundo.

Todas as providências estão sendo tomadas para o grande sucesso da Feijoada Cisne Branco, que leva assinatura da Secção – Pará Cisne Branco, a frente a Drª. Luene.

Nosso grande amigo Comandante Santiago, pelo seu grande trabalho a frente da Capitania dos Portos, se faz merecedor de uma grande homenagem antes de deixar a Capitania.

Com certeza absoluta, a Hidrovia do Tocantins vai funcionar antes do previsto, isto porque o setor é uma das metas do novo Presidente da República.

Pesquisa no setor fluvial dá conta que a empresa HENVIL Transportes, com suas novas embarcações, foi responsável pelo sucesso turístico no Marajó.

O trabalho do Dr. Luiz Otávio de Oliveira Campos a frente da Secretaria Nacional de Portos, continua consignando em todo Brasil os melhores elogios.

O transporte de cabotagem, que é o mais econômico, continua perdendo feio para o rodoviário. Isto é um absurdo! “Esse problema com certeza vai acabar”, disse Bolsonaro.

Se faz necessária uma providência urgente para retirar a cábrea “Rio Branco” do local onde se encontra. Está na hora de passar em frente mesmo como “ferro velho”.

O PORTUS, Instituto de Seguridade dos Portuários, está “caindo aos pedaços”, financeiramente quase zero, e ninguém toma uma providência. Lamentável.

A empresa de navegação Transdourada – super organizada – foi uma da Amazônia que mais se destacou em 2018, isto em todos os aspectos. Nota mil.

Pelo que se observa no setor, as avaliações continuam para a criação da uma nova linha de cabotagem entre a Amazônia e o Caribe, com escalas em Caiena.

Mais duas empresas de navegação fluvial estão diversificando as suas atividades comerciais, ambas entrando no setor de comercialização de combustíveis.

MARESIAS

Mesmo não sendo muito boa a situação da CDP-Companhia Docas do Pará, já tem pelo menos três candidatos a presidência da mesma no Governo Bolsonaro, entre eles um Almirante (RM-1) da Marinha do Brasil, que é um grande conhecedor da Amazônia. Tem grande “cacife”, para chegar ao “CASARÃO”. Só não acontecerá se mesmo não quiser. Eu volto.

Foi irrepreensível a cerimônia militar alusiva ao Dia Nacional do Amigo da Marinha, onde 56 personalidades foram agraciadas com a Medalha Amigo da Marinha, acreditamos que em toda história da nossa SOAMAR, foi o maior número já admitido com essa significativa Honraria na área do Comando do 4º Distrito Naval. Um coquetel no final marcou o acontecimento.

O Deputado Federal Éder Mauro, com certeza absoluta, a essa altura já está sendo assediado por muita gente ligada ao setor portuário de nossa capital, ele que vai dar os nomes para a nova diretoria da nossa CDP-Companhia Docas do Pará. Segundo já se comenta, lá mesmo em Brasília. Ele tem a maior ligação com Bolsonaro.

Problemas familiares de última hora impediram o colunista de participar da cerimônia alusiva ao Dia Nacional do Amigo da Marinha, no dia 6, quando diversas personalidades de nossa capital foram agraciadas com a Medalha Amigo da Marinha. O evento foi presidido pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º DN.

No próximo mês de dezembro teremos autoridade de muita importância da Marinha em nossa capital, com destaque o Comandante da Marinha Almirante-de-Esquadra Bacellar Leal Ferreira, que virá prestigiar a cerimônia de formatura dos novos Praticantes Alunos, pela nossa Universidade do Mar, que é o poderoso CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”.

As anunciadas inaugurações dos Terminais das cidades de Viseu e de São Miguel do Guamá, não aconteceram antes das eleições, mas, com certeza, acontecerão antes do final do ano, assim como de outros municípios, trabalho ainda do nosso bom amigo deputado federal Lucio Vale, que foi eleito vice-governador, merecidamente. Eu volto.

A bela executiva de comunicação do Grupo NORTE, Jéssica Guimarães, foi presença muito especial na cerimônia militar da entrega da Medalha de Amigo da Marinha pelo Comando do 4º Distrito Naval. Ela, inclusive, fez parte da representação do agraciado, empresário Washington Cordeiro, presidente do referido Grupo. Para ela, um beijo e uma rosa. (AS).