Autorização só foi concedida após a concretização das obras de dragagem realizadas no terminal da empresa

O Sepetiba Tecon anunciou no dia 7 de novembro que o terminal obteve junto a Praticagem do Rio de Janeiro a autorização para receber navios da classe New Panamax com 367 metros de comprimento. A novidade só foi possível após serem concluídas obras de dragagem no terminal da empresa.

A novidade foi divulgada pelo presidente da empresa, Pedro Brito. Segundo ele, com a operação de navios dessa classe no Sepetiba Tecon, o comércio exterior no estado do Rio de Janeiro será fortalecido e o terminal se tornará o principal ponto de conexão dos demais portos da costa brasileira. “Essa é uma conquista exclusiva não só do nosso terminal, mas também do Rio de Janeiro que passa a ser o único estado da região Sudeste a oferecer essa capacidade operacional para o transporte marítimo de cargas”, afirma Brito.

O Sepetiba Tecon se tornou apto a receber os navios da classe New Panamax após a concretização de obras de dragagem na área de manobra, na bacia de evolução e berços do terminal e a realização de várias simulações de atracação realizadas no Maritime Institute of Technology and Graduate Studies – MITAGS, nos Estados Unidos. Os parâmetros de manobras do terminal, que permitem operar com calado máximo de 15,4 m para entrada e saída de navios porta-contêineres, o maior da costa leste da América do Sul, também foram importantes para que a autorização fosse emitida.

Além disso, o terminal possui fatores naturais que favorecem a atracação de navios de grande porte. A baia de Sepetiba é abrigada pela Restinga de Marambaia, que com seu relevo topográfico protege as águas da baía das águas do oceano. Essas características fazem com que o mar seja calmo, seguro e propicio à navegação.

Para ter uma ideia do tamanho dos navios da classe New Panamax: esses navios, de 367 m, equivalem a quase dez vezes o tamanho do Cristo Redentor e podem transportar até 14 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

TegUp anuncia vencedores do programa de aceleração de startups de logística

Atlas Eletrodomésticos melhora processo de entregas com Confirma Fácil

Atento Express foi patrocinadora ouro da premiação Beleza Brasil Abihpec

Os desafios da logística reversa para o e-commerce na Black Friday

Repom amplia serviços no aplicativo e atinge 240 mil downloads

Modern Logistics vai oferecer cinco voos semanais para todo o Brasil