A IHS Markit afirma que a bacia Anadarko, localizada em Oklahoma (EUA), possui cerca de 16 bilhões de barris de petróleo e 5,7 trilhões de m³ de gás em reservas não convencionais ainda não exploradas. Além desse volume, a bacia possui também um potencial para produção de xisto e para perfuração de 5 mil poços horizontais.

O estudo faz parte da análise “IHS Markit Complete Play Analysis of the Greater Anadarko Basin, Texas, Oklahoma and Kansas“, sendo a primeira fase de um projeto de 18 meses que irá modelar e interpretar as principais características geológicas da bacia norte-americana. A análise inicial foi entregue em formato 3D em algumas estações de trabalho.

“Para os geólogos, essa nova análise é como ter um microscópio potente na bacia”, afirma John Roberts, um dos co-autores do estudo e diretor executivo de operações subsuperfície.

A bacia Anadarko é uma das maiores bacias de produção convencional de petróleo e gás dos Estados Unidos, desde 1950. A produção atingiu seu pico na década de 70 e 80.

Fonte: Revista Brasil Energia